Notícias

ENCONTRO DE AVALIAÇÃO DA 16º CNS

05/11/2019

73375434_1196795477182731_92257860318134272_n

Com a proposta de debater a participação de Pernambuco na 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8) e analisar os encaminhamentos definidos durante o evento para o desenvolvimento das políticas públicas em saúde, a delegação pernambucana esteve reunida na sexta-feira, 1º de novembro de 2019, no Encontro de Avaliação da 16º CNS, no Centro de Formação Paulo Freire.

Na composição da mesa estiveram os Conselheiros Humberto Antunes e Lidiane Gonzaga (segmento gestor - SES/PE), Veridiana Ribeiro (segmento trabalhador - SINFARPE), o professor e enfermeiro sanitarista Itamar Lages, e a representante da Rede de Mulheres de Terreiro Vera Baroni.

Participaram da atividade os(as) delegados(as) que estiveram no evento Nacional, delegados(as) convidados(as) e Conselheiros(as) Estaduais de Saúde.

Durante o encontro foi debatido o papel do controle social e importância de construir uma agenda de luta, visando a descentralização e atuação dentro dos territórios.Também foi discutida a necessidade de criar uma articulação com todos os coletivos de movimentos sociais de saúde para uma agenda comum durante o biênio 2019-2021.

Em sua fala, Veridiana Ribeiro destacou a importância da unificação de todos os segmentos da sociedade para garantir a permanência da Saúde Pública no país. "Não é assunto de interesse exclusivo dos Conselhos, mas de toda sociedade, por isso, é importante que todos se unam em prol da sobrevivência do SUS e contra os retrocessos na Saúde do país. Não podemos recuar nos avanços das políticas de atenção às mulheres negras, aos grupos LGBTS e ao público feminino em geral. E a única forma de assegurar todas as conquistas é pela união e mobilização unificada dos órgãos competentes com o apoio da população!, avaliou a presidente do Sinfarpe.

Ao final da atividade foi construída uma carta de posicionamento e avaliação da 16ª Conferencia Nacional de Saúde da Delegação de Pernambuco.

#avaliacao16cns
#cespresente

Redação Sinfarpe com informações do CES


Veja outras publicações