Hoje é terça, 23 de abril de 2024    |    Recife / PE    |    Horário de Funcionamento: segunda a sexta das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

Notícias

Sinfarpe se une ao CFF em defesa do SUS, da saúde pública de qualidade e da vida!

10/08/2020

117387738_1432085653653711_8915065459418909187_n

Mais uma vez, o Sinfarpe se une ao Conselho Federal de Farmácia no seu posicionamento em defesa do Sistema Único de Saúde e da sua essencialidade para a população brasileira, não a parte carente, mas para todos que dependem de serviços que só ele oferece. Na nota emitida pelo CFF, “ O SUS É O CAMINHO”, a entidade federal enfatiza o quanto o SUS, nos seus 32 anos de criação, passou por desafios e enfrentou inumeráveis conquistas e derrotas que deixaram lições a serem aprendidas por todos os órgãos de classe que representam e defendem a saúde pública de qualidade e a vida do povo brasileiro, como é o caso do Sindicato dos Farmacêuticos no estado de Pernambuco.

Para a presidente do Sinfarpe, Veridiana Ribeiro, o Conselho Federal transmitiu toda a ideologia compartilhada pelo sindicato em relação ao tema. “O sindicato reitera cada palavra da nota publicada pelo CFF e reforça seu apoio no que diz respeito à necessidade de se lutar pelo SUS, principalmente neste momento de desmonte da saúde pública no país, afetada por forças obscuras, que desconhecem ou ignoram o valor de tão importante sistema de saúde”, defendeu, acrescentando que o SUS foi considerado pelo Fórum Mundial como patrimônio mundial da humanidade, sendo o único no planeta como o mais completo do mundo, a partir dos serviços que oferta à sociedade.

Como enfatiza bem o CFF, o SUS é uma rede de serviços sem paralelo no mundo, atendendo à população em todos os níveis de atenção, com procedimentos dos mais elementares até o que há de mais moderno e avançado em termos de tecnologia. Em que pese se tratar de um projeto sempre em construção, os mais ambiciosos programas de imunização e de transplantes de órgãos, atenção em saúde bucal, assistência farmacêutica, combate às carências nutricionais, saúde da família, agentes de saúde e de combate às endemias, atendimento domiciliar e inúmeras outras ações, tornaram o SUS a maior conquista do povo brasileiro na história recente.

Mas foi a pandemia da Covid-19 que expôs as mazelas e as virtudes do SUS para o bem e para o mal, com um saldo flagrantemente positivo para o nosso sistema. Mesmo com os problemas citados e muitos outros mais, não é exagero dizer que o SUS tem salvado o Brasil e o seu povo. Óbvio que em diversos momentos as dificuldades do sistema e a sua incapacidade ficaram expostas, mas é imperioso afirmar que mesmo assim, o SUS foi o grande guardião, salvando milhares de vidas que fatalmente teriam perecido sem ele.



JUNTE-SE AO CFF E AO SINFARPE NESSA LUTA EM DEFESA DO SUS!

ELE É NOSSO PATRIMÔNIO!

Leia a nota completa do CFF no link:

https://drive.google.com/file/d/1HeSCBAfmu7aY3ON_FQmLhYNuUR4QP7d4/view?usp=sharing 

Ver menos

Veja outras publicações