Pleno do CES-PE aprova Política Estadual de Assistência Farmacêutica

 

 

 

Após cinco anos de debates e discussões, a Política Estadual de Assistência Farmacêutica em Pernambuco foi aprovada nesta quarta-feira, 08, pelo Pleno do Conselho Estadual de Saúde (CES-PE). A minuta foi elaborada pelo Grupo de Trabalho (GT) de Farmácia, do qual o Sinfarpe faz parte, representado pela presidente Veridiana Ribeiro. Obedecendo os trâmites legais, segue agora para a sanção do governador do Estado. A aprovação é um marco para a classe farmacêutica pernambucana e uma conquista especial para a população usuária.

 

“Embora a política aprovada ainda não seja a ideal, consideramos um avanço enorme para os farmacêuticos, levando-se em conta a atual conjuntura política e social que o país atravessa. É uma conquista que deve ser muito comemorada, tanto pelo fato do tempo em que vinha sendo discutida, como pela importância que será para o usuário, o principal beneficiado da sua implantação”, salientou Veridiana. Com a aprovação, a Assistência Farmacêutica deixa de ser uma questão de governo e de gestão. Passa a ser política de estado. Após sancionada, a população vai ter uma melhor garantia de acesso ao medicamento e a assistência farmacêutica, mas com uso racional de medicamento, que é outra bandeira defendida pelo GT de Farmácia.

 

O GT vai acompanhar a implantação da Política de Assistência Farmacêutica, visto que se trata de um tema importante e caro para os profissionais da área no Estado. Para tanto, o Grupo fez um acordo com o Controle Social. As discussões e debates sobre o assunto vêm desde a época em que o farmacêutico Hermias Veloso integrava o Grupo. Elas foram retomadas com a entrada do Sinfarpe no processo.

 

Sindicato é pra lutar. Nenhum direito a menos!

 

Redação Sinfarpe

 

 

 

free joomla templatesjoomla templates
Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Pernambuco - Sinfarpe
Rua Dom Manoel da Costa, 146- Recife/PE Cep 50710-380 - Tel.: (81) 3228-8797