Notícias

VACINAÇÃO JÁ PARA OS FARMACÊUTICOS E DEMAIS TRABALHADORES DAS FARMÁCIAS E DROGARIAS!

27/01/2021
143426248_1575372812658327_6826912518152353438_o_1

Desde que a pandemia começou as farmácias são o primeiro ponto de apoio da população, que diante do medo, busca os medicamentos, numerosamente divulgados como capazes de combater a Covid-19, “para se protegerem do vírus mortal”. Portanto, desde o início da pandemia, Farmacêuticos e Colaboradores das Farmácias e Drogarias se expõem fortemente a uma possível contaminação assumindo desafios e riscos diários, para assegurar à população, a orientação correta (educação) e a dispensação de medicamentos, que de fato promovam a saúde das pessoas.

Nas Farmácias e Drogarias o atendimento é generalizado e não se avalia se a pessoa está infectada com o novo coronavírus ou não. Simplesmente se atende.
Farmácias e Drogarias tornam-se assim o primeiro elo complementar à rede do cuidado e de atenção à saúde, conforme preconizado na Lei 13.021/2014 que reconhece esses estabelecimentos como unidades de prestação de serviços destinadas à assistência farmacêutica, à assistência à saúde e à orientação sanitária individual e coletiva.

É importante ressaltar que as Farmácias e Drogarias prestam serviços essenciais que permaneceram, e permanecem, de portas abertas desde o início da pandemia e que, portanto, os farmacêuticos e demais funcionários estão expostos a um alto risco de contaminação, sofrendo da mesma forma que outros ambientes de saúde, com baixa de funcionários provocada pela Covid-19.

Tendo em vista todo o exposto, o SINFARPE defende arduamente a inclusão destes trabalhadores no grupo prioritário de VACINAÇÃO, pois ela irá proteger não só os farmacêuticos e demais funcionários, mas toda a população que busca uma Farmácia ou Drogaria, como primeiro ponto de apoio, incluindo familiares, cuidadores de idosos e os próprios idosos, para o tratamento da Covid-19. Por isso, o sindicato reivindica urgentemente o cumprimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, que coloca os farmacêuticos no grupo prioritário para imunização, nos alinhando a instituições como a Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC) e ao Conselho Federal de Farmácia (CFF), numa reivindicação mais do que justa e sanitariamente responsável.

A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU. PRECISAMOS GARANTIR A SAÚDE E OS SERVIÇOS OFERECIDOS POR ESTES IMPORTANTES TRABALHADORES!

FARMÁCIA É ESTABELECIMENTO ESSENCIAL À SAÚDE!
VACINA JÁ, PARA FARMACÊUTICOS E DEMAIS COLABORADORES DAS FARMÁCIAS!

JUSTIÇA JUNTOS
SINFARPE 
 
 
 

Veja outras publicações